Com seis reservas, cansado pela maratona e pela longa viagem, o Botafogo lutou, fez um jogo parelho, mas acabou derrotado pelo descansado Pachuca, do México, por 3 a 0 nesta quarta-feira (11/12), no Estádio 974, em Doha, e foi eliminado nas quartas de final da Copa Intercontinental da Fifa. Os mexicanos vão enfrentar o Al-Ahly na semifinal.
A partida de nada apaga a temporada mágica do Glorioso e o que esses jogadores fizeram, conquistando a Libertadores numa decisão histórica, com um a menos, e uma semana depois o Campeonato Brasileiro, com uma sequência final impecável. O jogo desta quarta foi o 75º do Fogão em 2024, depois de uma viagem de 17h na segunda-feira. É hora de descansar, guerreiros!
O JOGO:
Com seis reservas e cansado pela viagem que teve que fazer na segunda-feira após uma maratona de jogos e títulos, o Botafogo começou a partida tendo de correr atrás do Pachuca, que tinha um bom time e estava descansado. Mas o time mexicano só finalizou com perigo mesmo aos 7 minutos, com Montiel. E foi só.
Aos poucos o Botafogo foi se mostrando porque é um time especial. Superando cansaço e falta de entrosamento, foi conseguindo ficar mais com a bola, marcou o Pachuca em cima e conseguiu impor melhor seu ritmo de jogo. Só que faltou caprichar mais no terço final.
Aos 36 minutos, o Glorioso saiu jogando, Luiz Henrique (fenômeno da bola) foi à linha de fundo pelo lado direito e rolou para trás, mas Mateo Ponte acabou pegando mal na bola. Aos 45, Allan deu longo lançamento, Eduardo ajeitou de peito e Luiz Henrique bateu de primeira, por cima.
Porém, no começo do segundo tempo, o Pachuca conseguiu abrir o placar, com um golaço. Idrissi recebeu de Bryan González, saiu costurando a defesa alvinegra e finalizou no cantinho, fazendo 1 a 0. O Glorioso quase empatou pouco depois, com Cuiabano finalizando forte da entrada da área e obrigando o goleiro a espalmar no cantinho para escanteio.
Aos 10 minutos, Artur Jorge começou a mexer na equipe, colocando mais titulares em campo. O Botafogo foi tentando ocupar mais os espaços na frente, mas acabou levando o segundo numa rara falha da defesa. O Fogão tentou sair jogando, Almada dominou mal e o Pachuca aproveitou, com Deossa chutando e vazando John: 2 a 0.
O Botafogo foi se lançando ao ataque com sua cavalaria, pressionando o Pachuca. Aos 30 minutos, Savarino finalizou e Moreno espalmou. Com o time todo lá na frente, o Glorioso acabou dando espaços, era a alternativa que restava. E o Pachuca matou o jogo no contra-ataque, com Rondón fechando o placar em 3 a 0, aos 34 minutos.
Próximos jogos do Botafogo:
Campeão da Libertadores e do Brasileiro, o Botafogo agora enfim vai descansar. A temporada oficial do Glorioso em 2025 começa no dia 11 ou 12 de janeiro, contra o Maricá, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca.
FICHA TÉCNICABOTAFOGO 0 X 3 PACHUCA
Estádio: 974, em Doha
Data-Hora: 11/12/2024 – 14h (de Brasília)
Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Assistentes: Hessel Steegstra (HOL) e Jan de Vries (HOL)
VAR: Rob Dieperink (HOL)
Público: 12.257 torcedores
Cartões amarelos: Cuiabano (BOT); Bryan González, Arturo González e Idrissi (PAC)
Cartões vermelhos: –
Gols: Idrissi 4’/2ºT (0-1), Deossa 20’/2ºT (0-2) e Rondón 34’/2ºT (0-3)
Fonte: Redação Nosso Botafogo