A Conmebol havia pedido à Fifa que os campeões da Libertadores fossem cabeças de chave no sorteio do Super Mundial de Clubes da Fifa, mas o Botafogo acabou ficando mesmo no Pote 3, explicou o “UOL”.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões em 2021, 2022 e 2023, ficaram no Pote 1, junto do River Plate, classificado via ranking. Já o Botafogo, campeão de 2024, e o Boca Juniors, que também entrou pelo ranking, foram para o Pote 3.
A Fifa adotou como critério o Ranking das Confederações da Copa do Mundo de Clubes, que leva em conta o desempenho nos últimos quatro anos. O Botafogo, que não disputou torneios continentais nos três anos anteriores, é apenas o 22º na Conmebol.
O Flamengo lidera este ranking entre os clubes da Conmebol, enquanto o Palmeiras é o segundo e o Fluminense, o quinto. O River Plate, classificado via ranking, é o 4º e o Boca Juniors, o 6º.
Também se classificaram via ranking Red Bull Salzburg, Juventus, Benfica, Porto, Atlético de Madrid, Inter de Milão, Borussia Dortmund, PSG e Bayern de Munique (Europa); Ulsan Hyundai (Ásia); Mamelodi Sundowns e Espérance (África); e Auckland City (Oceania).
O Pote 1 tem quatro europeus e quatro sul-americanos, o Pote 2 tem apenas europeus e o Pote 4, clubes da Ásia, África, Oceania e Concacaf, além do clube representante do país-sede, o Inter Miami. O sorteio acontece na próxima quinta-feira (5/12), às 15h, em Miami.
POTE 1: Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique, PSG, Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense.
POTE 2: Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Red Bull Salzburg.
POTE 3: Al-Hilal, Ulsan Hyundai, Al-Ahly, Wydad Casablanca, Monterrey, León, Boca Juniors e BOTAFOGO.
POTE 4: Urawa Red Diamonds, Al Ain, Espérance, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City e Inter Miami.
Fonte: UOL